21 de maio de 2015

Sugestão para L5A: A Game of Five Rings

Sim, povo. A edição de L5A no Brasil está em gloriosos passos finais de produção. Já temos pdf preliminar sendo baixado com considerável sucesso, e em breve também teremos o livro físico já rodando em prensas.

Enquanto isso, resolvi, inspirado pela anual temporada de Game of Thrones e também pela empolgação generalizada do público fã de L5A a criar algo que talvez seja até meio bobo, mas que já passou pela cabeça de muitos fãs conhecedores de ambas as franquias. Teorias da conspiração mais absurdas e abundantes transbordam na webesfera a fora. E independente se Jon Snow é ou não um Targaryen perdido, ou se Jorah Mormon finalmente realizará seu sonho de ficar com Daenerys, uma dúvida sempre espreitou como pulgas atrás de nossas orelhas: A Song of Ice and Fire teria sido inspirada em Legend of the Five Rings? Muito provavelmente não. Mas as semelhanças existem ainda assim. E isso talvez seja algo legal. Ou pelo menos para produzir um novo cenário de campanha de L5A que possa interessar a alguns. Bom, enfim, esta linha narrativa é apenas uma criação minha, baseando-se nos acontecimentos narrados no início da série/livro, usando alguns personagens mais oficiais de L5A que creio serem mais convenientes para a adaptação.



A história em si de GoT começa com um "in media res". Nós não vemos muita coisa sobre o golpe de Robert Baratheon contra Aerys Targaryen, o Rei Louco. Mas só vemos o que se desenrola a partir dali, mais precisamente em consequência da morte da Mão do Rei, Jon Arryn.

Em Rokugan, nós também tivemos um "Rei Louco". O mito de Hantei XVI, o Crisântemo de Aço não é estranho para muitos. Pois bem... E se...

Hoben encerra o mando do Crisântemo de Aço com seu tetsubo.
... Diante das inúmeras atrocidades descabidas do Imperador Hantei XVI, Matsu Hoben (sim, estou adaptando os nomes) decide reunir seus aliados de praticamente todos os clãs para um levante generalizado contra as forças Imperiais. E por mais que o general do Leão nem tivesse tantos aliados políticos assim, o ódio generalizado às ações do Imperador tornam o levante quase que um massacre aos raros defensores da casa Imperial. Há também o grande motivo de uma vingança pessoal, já que o Crisântemo de Aço também matou e violentou sua linda e amada prometida, Hida Ryana.

Os descendentes do Crisântemo de Aço, porém, não encontram refúgio em Rokugan, mas conseguem escapar graças ao apoio dos tradicionalistas para as Areias Ardentes. O casal de irmãos, Hantei Iseri e Hantei Daeni ficam lá ainda por um bom tempo antes de se ouvirem falar deles de novo no Império.

Enquanto isso, no Império, a felicidade do fim do jugo de aço do cruel Imperador é substituída por espanto ao ver que, embora seja um ótimo guerreiro e general, Hoben não é o melhor dos Imperadores. Sua administração relapsa permite o crescimento de toda uma rede conspiratória e corruptora em torno do trono. Na tentativa de tentar ao menos amenizar os manipuladores à sua volta, o então Imperador Hoben nomeia o agora Campeão do Caranguejo, Hida Edo, irmão de Ryana e seu grande amigo e aliado durante a revolta como seu Chanceler Imperial. Pensando que dar tal autoridade a alguém digno e honrado fosse ao menos conter o poder da conspiradora família Bayushi (com quem aliás, se casara por causa de um acordo para regimentar mais aliados para sua revolta), Edo acaba aceitando o pedido do seu amigo a contragosto e viaja com grande parte de sua família para Otosan Uchi, sede do poder Imperial.

Edo comete seppuku diante de sua traumatizada filha.
Lá, Edo acaba descobrindo que as conspirações são muito piores do que se podia imaginar, e que é extremamente difícil manter-se honrado, mesmo quando se faz a coisa certa, que seria expor o comportamento traiçoeiro e desleal da Imperatriz Seishi. Vítima de suas intrigas, Edo acaba sendo obrigado a cometer seppuku em plena corte, para trauma de sua filha, a sensível Hida Sanshi, prometida a se casar justamente com um novo herdeiro do trono que parece seguir o mesmo caminho de insensatez e loucura do falecido Crisântemo de Aço. Tudo isso após uma suspeita morte do Imperador levando a um vazio na sucessão. Às pressas, a Imperatriz Seishi age e coloca seu filho mais velho, Bayushi Yoren no trono.

O que passa desconhecido a todos na capital é que as Terras Sombrias têm estado estranhamente silenciosas, e lá que está o filho bastardo do agora ex-Campeão do Caranguejo, Yuki (nome de bastardo) Yon. Em retaliação à morte indigna de seu pai, porém, outro levante contra o poder Imperial tem sido organizado no sul pelo herdeiro de Edo, Hida Hoi. Também revoltados pela indicação de um supostamente bastardo ao Trono, os irmãos de Hoben reclamam o direito ao trono, porém, lutando entre si. Isso lança o Clã Leão numa disputa interna pelo poder Imperial. De um lado, o progressista irmão mais novo de Hoben, Matsu Enri; e o herdeiro por direito, rígido e tradicionalista (criado entre os) Akodo Tanitsu.

O Império se divide entre candidatos ao trono. O enfrentamento pela força parece apenas inevitável e negociações, alianças e conspirações políticas transbordam em todas as cortes e castelos. Ao passo que, alheia a tudo isto, em terras distantes de Rokugan, uma certa herdeira Imperial também manifesta seus desejos de retorno às terras de seus pais, com o nome de um dos Kamis originais, um exército estrangeiro poderosíssimo e "mãe" de três ryus que agora a seguem.

E você? E seus personagens? De que lado ficarão na guerra por vir?

PS.: As imagens deste post são do genial artista Sei-G. Tem muito mais coisas no site dele.

5 comentários :

  1. Ora, ora, esta é uma excelente ideia para uma campanha em Rokugan... e é impressionante como a premissa de Guerra dos Tronos cabe bem aqui...

    Ótimo trabalho, velho amigo!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Agradeço os elogios. E espero que goste do blog como um todo também...

      Excluir
  3. "Rokugan não é Westeros , não pera "

    ResponderExcluir

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...