23 de dezembro de 2015

Macros do Roll 20 para 13ª Era e L5A

Saudações, pessoal!

Bom, confesso que nesses dias recentes andei bem empolgado com a ideia de montar uma mesa virtual para meus amigos próximos e experimentarmos o 13ª Era. Embora eu admita grande falta de certas mecânicas que existem, por exemplo, no D&D 5ª, 13E continua disputando acirradamente meu "d20 predileto". Porém, em uma coisa ele realmente se sobressai. A ficha para o Roll 20 é de fato melhor para o 13E. Não sei se por azar, mas de fato a ficha que nosso grupo acabou utilizando por lá realmente é bastante desanimadora por vários quesitos.

Mas comecei a mexer na versão do 13E e várias coisinhas foram implementadas por mim aqui e ali. E gostaria de compartilhar essas criações minhas. Não só para o 13E como para L5A também.


Bom, primeiramente, sobre L5A. A ficha disponibilizada lá para L5A 4ª, embora naturalmente em Inglês, é muito bem construída. A consulta é agilizada pelas abas, e fora alguns pormenores, ela funciona até que muito bem sim. Não diria que é algo ideal, mas pelo menos é algo bem próximo disso. As reclamações são quanto a detalhes dela. Não encontrei nenhum grave defeito.


Esta provavelmente é a versão que consta lá.
Embora salvo engano esteja dando pau
nas imagens dos Anéis.
Porém, como meu grupo reafirmou, o Roll 20 é um programa para auxiliar seu jogo. E não fazê-lo rodar sozinho. Assim, várias mecânicas da ficha ainda estão desconexas entre si (não se relacionam, em bons termos de Sistemas de Informação). Por exemplo, quando você escolhe uma Escola e Família, os Bônus correspondentes bem que já poderiam ser registrados. Lista de Perícias e Técnicas, idem. Mas isso, conforme falei, é detalhe menor. Outra coisa que também não atuam automaticamente são Vantagens/Desvantagens. Claro, o Mestre pode criar suas próprias, vetar e modificá-las, o que tornaria qualquer trabalho nesta área mais complicado, ao invés de mais fácil. Assim sendo, ao escolher Grande, por exemplo, seu dano com espadas não aumenta automaticamente. Nem pela Habilidade de Maestria de Kenjutsu 3, por exemplo. Assim, sendo, recomendo fortemente a quem for mestrar L5A por lá a ter anotado as rolagens gerais, os bônus atuantes, e fazer as rolagens manualmente.

E aí entra um problema. A sintaxe para re-rolar dados explosivos e manter só alguns deles pode parecer meio monstruosa para alguns. Por isso montei esta "fórmula geral". Ela pergunta quantos dados deverão ser rolados, e quantos deverão ser mantidos. Fato, ela mantém apenas os mais altos, e isso pode ser meio problemático. Mas como ela exibe todos os rolados, um simples aviso ao Mestre resolve isso. A saber, o código é relativamente bem simples:

/me rola:
/r ?{Rolar|1}d10!!k?{Manter|1}+?{Bônus}

Esta macro de apenas duas linhas exibe primeiramente quem está fazendo o teste. E depois entram os comandos para definir rolados/mantidos.  Tendo como padrão o valor 1. Já que seria meio bestar rolar ou manter 0 dados... Ela também permite adicionar um bônus/penalidade fixo. Naturalmente, deve-se mencionar as penalidades com "-" na frente, e bônus com "+" ou sem sinal para isso.

Com acréscimo de apenas mais outro comando bem simplezinho eu criei a "fórmula geral de iniciativa" também. Que é basicamente a mesma coisa, com o acréscimo do comando para acrescentar o resultado da rolagem ao Initiative Tracker do programa. Ele age da mesma forma, somando ou subtraindo as penalidades atuantes conforme necessário. Penalidades de Ferimentos ou de quaisquer outras fontes ainda precisam ser rastreadas manualmente, mas há outros campos na ficha que auxiliam nesta tarefa. A saber, é só acrescentar "&{tracker}" no final, e assim temos:

/me rola Iniciativa!
/r ?{Rolar|1}d10!!k?{Manter|1}+?{Bônus} &{tracker}

Se preferirem, e se tiverem tempo e disposição suficientes, cada jogador também pode ir configurando suas rolagens principais de ataque/dano/iniciativa por exemplo com base nessas fórmulas básicas. Pode-se puxar facilmente os valores da ficha usando os campos "Atributes & Abilities" em cada personagem.

Quanto a 13ª Era, o trabalho foi intelectualmente muito menor. Grande parte das rolagens já são feitas pela ficha mesmo. Porém, formatar seus poderes pode ser algo meio complicadinho. Principalmente para quem nunca leu as sintaxes que o R20 usa. Bom, aqui vai um exemplo de um dos poderes que usarei na aventura:

&{template:13thage_power} {{character_name=@{character_name}}} {{character_id=@{character_id}}} {{name=@{name}}} {{type=@{type}}} {{usage=@{usage}}} {{text=@{description}}} {{Ataque:= [[1d20+6]] vs. CA}}{{Dano:= 6 se os goblins estão em maior número. Se não, 4.}}

Exemplo de poder que a macro acima produz.
Ela usa o template/formatação padrão do 13ª Era, definido em maiores detalhes na ficha. O que eu fiz a mais (até a parte da "description" do poder, tudo isso já é a macro pré-definida de cada poder), foi exibir a rolagem de ataque e dano. Como NPCs em 13E não necessariamente usam bônus de seus Atributos, eles devem ser mencionados em números puros mesmo. Porém, caso você queira usar um modificador já definido na ficha do personagem, é só usar, no lugar do numeral, "@{Nome do Atributo}". Só verifique antes se ele aparece lá na seção "Atributes & Abilities". E nota, este comando pega o número total do Atributo. Não o modificador. Calcular seu modificador seria algo do tipo:

floor (@{Atributo}/2)-5
Neste caso, eu não detectei como abertamente mencionado na ficha de 13E um Atributo especial para cada modificador. Mas salvo engano, eles podem ser acessíveis usando @{MOD-Int}, @{MOD-Dex} ou sintaxes do tipo. Lembro de ter lido isso net a fora.

Pode parecer algo meio complicado de início, ou talvez que você esteja escrevendo runas arcanas com seu teclado, mas depois de um tempo elas começam a fazer sentido e você terá maior liberdade para criar suas próprias macros e Abilities de acordo com aquilo que você e seu grupo acharem melhor. Ter feito uma faculdade de Sistemas e se interessado bastante pela parte algorítmica da coisa me ajudou bastante, mas não creio ser vitalmente necessário. O raciocínio lógico por trás disso é algo que acho até divertido! (Eu tenho um gosto meio estranho, admito)

O manual de rolagens do Roll20 também é bem divertido e didático de ser lido. Grande parte das macros que desenvolvi foram feitas com poucas visitas lá.

Bom, gente. Acho que por enquanto é só. Espero ver vocês por lá também!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...