18 de junho de 2011

L5R 4th: Duelistas

Não, não é sobre esses duelistas que falaremos hoje.

Saudações de Rokugan a todos!

Bom, ultimamente estou meio sem idéias sobre o que postar. Ainda não digeri o suficiente o The Emerald Empire para ter uma opinião mais centrada, imparcial e diferente do habitual "O livro é a coisa mais foda de RPG que já vi na minha vida!" que se encontra em tantos lugares net a fora. Sim, eu também acho isso, mas não vou postar pra fazer eco.

Enfim, inspirado inicialmente no post do povo do The Celestial Agonies (seria hipocrisia minha dizer que Dave e Cia. Ltda. não são verdadeiros inspiradores de Rokugan para muitos) sobre yojimbos, resolvi montar um sobre duelistas para L5R 4th. Grande parte deste incentivo também veio do Victor, da comunidade do orkut L5R Brasil.

Sobre duelos, falar sobre eles é meio que chover no molhado. Para nós, pessoas de carne, dados e ossos, os duelos sempre foram uma das coisas que mais chamou a atenção em L5R. No card, eles têm uma mecânica toda própria, e como era de se esperar, são temas de decks típicos dos Clãs Dragão e Garça, para dar uma idéia. No RPG, eles podem render cenas marcantes, plots inteiros para aventuras e até mesmo assunto o suficiente para preencher um livro. Como de fato foi com o Art of Duel, para a 3ª edição.

Tá, e o que ainda pode restar para se falar a respeito dos duelos que já não foi falado ou discutido ainda na 4ª edição? Bom, espero conseguir contribuir com meus 2 centavos para isso neste humilde post.

Em primeiro lugar, vale um flashback. Uma das maiores acusações que a 3ª edição sofreu foi o fato de ter inúmeras Escolas, Escolas Avançadas e Trilhas para preencher os mais diversos, úteis, mas por vezes totalmente dispensáveis nichos de samurais, monges e até mesmo Oradores de Sangue e bandidos. E se há algum livro que tenha contribuído em muito para isso, este é o Art of Duel. Não me levem a mal, o livro é muito legal, acrescenta bastante, mas realmente grande parte dele é totalmente dispensável. Muitas escolas de duelistas ficaram meio boiando no panorama de alguns clãs (Caranguejo, Unicórnio e Leão, principalmente), e praticamente não valia a pena sair tanto do mainstream do seu clã para fazer algo tão atípico dele, ao invés de seguir seu "caminho típico".

Duelos, duelos e mais duelos... Mas tudo começou com
este cara.

Mas aí veio a 4ª edição e, se não tudo, pelo menos grande parte disso mudou. Assim como o TCA explica sobre os yojimbos, acho que o nicho do duelista veio a ser muito mais democratizado em L5R 4th. Só para dar uma idéia, tudo o que você precisa saber a respeito dos duelos está nas páginas 49-50 (sobre duelos atípicos e sobre o que os duelos representam na sociedade) e 87-88 (neste caso, apenas um rabicho da 88. Falam sobre a mecânica de duelos).

Finalidade dos Duelistas
Acho que a primeira pergunta ao se falar a respeito é: "Afinal de contas, para que raios eu vou fazer um duelista? Eu quero ser um Hida pesado, bruto e grosso, matador de onis!". Sim, clãs mais brutais ou militarizados costumam ter essa visão. Leão e Unicórnio e em menor grau até mesmo o Mantis fariam coro a esta frase. Por outro lado, vale lembrar que mesmo o mais sanguinolento Hida ainda é um samurai. E um guerreiro que goste daquilo que faz, provavelmente vai querer aprender de tudo um pouco para assim ser um guerreiro melhor. Outro detalhe é que a posição de duelista num clã que não os dispõe aos montes é se tornar um recurso valiosíssimo nesses mesmos clãs. Ora, certamente que a Garça tem dojôs inteiros cheios de Kakita que poderiam fatiar qualquer guerreiro mais pesado facilmente num duelo, mas, ninguém espera que o truculento Hida ou o impuro Moto sejam também lépidos e certeiros em seus saques.

Só a Garça tem duelistas? Ledo engano...
Desnecessário dizer, Rokugan é um terra de civilidade e erudição. E até mesmo um ato de violência como um duelo possui lá seu toque de requinte e educação. Portanto, ser um duelista competente vindo de clãs mais militarizados também pode ser um recurso político valiosíssimo nas cortes, gerando a aura de "Viram? O Clã Caranguejo é tão capaz de se sobressair nas nobres regras de nosso Império como qualquer Kakita! Nunca mais nos ofendam como sendo grosseiros, rudes e incultos!".

"Ah, mas então quer dizer que duelos só serão úteis para defender meu clã na corte?" Ledo engano. Basta lembrar que qualquer batalha massiva é passível de cair sobre Show me Your Stance, e lá vai o seu personagem ter que enfrentar um duelo. Neste caso, esteja preparado. Uma tática bem comum da Garça quando exposta a ataques do Leão, era desafiar o comandante do exército para um duelo. Se ele recusasse, implicaria covardia. Se aceitasse, praticamente morreria e mandaria suas tropas atacarem sem o seu comando. Mas... E se o Leão ganhasse? Os Garças defensores é que teriam que lidar com a máquina de guerra do Leão sem praticamente nenhuma de suas vantagens.
 
Benefícios de ser um Duelista
O Dragão também tem duelistas. Mas também não são
os únicos.
Ok, ok. Ser um duelista pode ser legal. Mas por que eu deixaria de investir meus preciosos pontos de Kenjutsu/Armas Pesadas/Intimidação/etc. em Iaijutsu? Bom, para a maioria dos duelistas, realmente Kenjutsu e Iaijutsu devem andar juntas. Kenjutsu 3 te permite aumentar o dano de espadas em 1k0. A habilidade de Kenjutsu 5 não é tão interessante quando se tem Iaijutsu também em 3. Mas exceto que você seja um Kakita Bushi, é bom investir em Kenjutsu para casos em que o combate não possa ser resolvido no primeiro golpe.

Iaijutsu 3, além de te tornar um duelista ao menos competente em Rank 1, também te permite preparar uma espada como ação livre. Pode parecer algo bem inútil a princípio, mas creia-me, mover-se como ação livre, sacando como livre também e golpear como complexa é algo que pode salvar a vida do grupo em alguns momentos, bem como retirar de combate algum oponente mais problemático antes que ele sequer entenda o que está havendo. A desvantagem de depender apenas de Iaijutsu (repetindo, exceto que você tenha The Way of the Crane) é que uma vez desembainhada sua katana, você precisaria re-embainhá-la para usá-la de novo (o que apesar de não constar no livro, creio que conte como uma ação simples). Ou seja, continua a máxima de "Saque com Iaijutsu, e depois ataque com Kenjutsu pelo resto do combate". Exceto que você tenha tempo de re-embainhar a espada.

Também vale a pena ressaltar a importância que os duelos têm... Fora dos próprios duelos. Ora, qualquer Escorpião adoraria saber o máximo que pode sobre a ficha dos que estão à sua volta. Neste aspecto, até vale a pena investir na Ênfase Assessment, provocar duelos por motivos fúteis, para então admitir o adversário como superior. Ele fica feliz por ter ganho algo que não valeu praticamente nada, e você fica feliz sabendo praticamente toda informação útil de combate. Seu clã pode valorizar muito mais esta informação para uso posterior do que a sua vitória naquele momento...

Quanto a Vantagens, o que creio ser bastante útil para qualquer duelista (principalmente os que não querem cair tão facilmente nesta pegadinha do Escorpião que acabei de falar), é Balance ou Clear Thinker. Manter-se calmo durante momentos de tensão já seria motivo o suficiente para comprá-la, mas, além disso, ela te torna mais invulnerável contra Intimidação e Tentação. Tentativas típicas de te fazer entrar num duelo do qual você hora ou outra vai se arrepender.

Mas, se você está mesmo interessado em vencer os duelos e pronto, Different School sempre poderá gerar combos bem legais para elevar Traits iniciais a níveis inimagináveis originalmente. Ao contrário do que muitos podem pensar, a Kakita Blade também não é algo tão essencial assim para um duelista da Garça. Ela só é decisiva se você pretende fazer duelos até a morte e realmente querer resolvê-lo no saque. Principalmente contra oponentes cheios de Terra. Strength of the Earth pode fazer uma pegadinha muito legal se você for mais lento que seu adversário num duelo que não seja de primeiro corte (neste caso, ela seria inútil. O primeiro corte já resolveu a questão. Seria desonroso, de acordo com o próprio livro, fazer seu ataque já tendo sofrido o primeiro). Em primeiro lugar, se você está em Rank 1 com Terra 3, muito dificilmente a rolagem do dano do saque de seu oponente conseguirá algo muito sério. Assim, se o duelo se prolongar além, você ignorará se não todas, pelo menos alguma parte das Feridas lhe causadas.

Kakita duelista. Um clichê clássico.
Os Traits não têm grandes surpresas. A trinca Void, Awareness e Reflexes é essencial. Esta é mais uma das vantagens do Kakita Bushi, que já sai com dois desses três Traits em 3. Awareness tende a ser mais importante propriamente para "espiões de duelo" (como no exemplo acima, do Escorpião), e por ser de uso social vital, é bem comum tanto na Garça, quanto no Escorpião. Reflexes é útil em praticamente qualquer escola de bushis. E é ela quem define se o saque vai ou não realmente acertar o oponente. Void tende a ser território exclusivo dos duelistas entre os bushis, mas é vital para o Shiba Bushi, que vira e mexe pode se ver obrigado a defender a Fênix num duelo.

Outra coisa que muitos gringos têm defendido bastante para duelistas, é a irônica Vantagem Lucky. Com os duelos sendo praticamente decididos inteiramente pela rolagem de Focus, vale a pena pensar seriamente em reservar alguns pontos para ela.

Em suma, escolas mais voltadas para o duelo, como Kakita e Mirumoto saem com vantagem. Mas vejo que esta vantagem não é mais tão incontestável assim quanto era na 3ª edição.

Comportando-se Como um Duelista e Conclusão
Ter a ficha de um duelista é apenas metade do caminho. E interpretar um duelista nato não é algo tão simples quanto parece. E grande parte desta dificuldade vem do fato de cada Clã ter uma visão do duelo de Iaijutsu. Clãs pragmaticamente militares, como Leão, Caranguejo e Unicórnio tenderão a vê-lo como uma ferramenta de batalha e pouco mais além disso. Mas mesmo Escorpião ou Mantis não tendem a se afastar muito disso. A Garça, "mãe" do Iaijutsu, assim como em tudo que faz, o vê como uma arte, a ser esmerilhada constantemente em busca da perfeição e contato com as tradições ancestrais. Neste ponto, a Fênix também não se diferencia tanto da Garça. Já o Dragão, mais precisamente a Família Mirumoto (já que dificilmente outra Família do Dragão desenvolveria interesse em Iaijutsu), o vê em grande parte pela lente da Garça também, mas levando a doutrina diametral de Mirumoto ao invés da de Kakita.

Acima de tudo, o duelista sabe que no exercício de seu ofício, qualquer erro pode ser letal. Em batalha, você pode se dar ao direito de deixar sua guarda aberta contanto que seu oponente não tenha capacidade de aproveitar a falha. Em duelo, presume-se que seu oponente seja de competência igual ou maior que a sua. Muito mais do que um soldado numa guerra, um duelista deve estar totalmente consciente de que poderá morrer a qualquer momento, senão num duelo, talvez envenenado pelas inúmeras conspirações da corte. E isto é tão verdade que é um dos poucos pontos em que Kakita e Mirumoto concordam nitidamente: "O Império repousa em seu gume.". Se ele falhar, tudo deixará de existir para você. Pensar nisso não como um convite ao suicídio e sim ao fato de te fazer aproveitar cada momento de sua vida ao máximo, porque de fato se pode morrer a qualquer momento, é o verdadeiro espírito do bushidô.

Duelos também não devem monotamente freqüentes em qualquer campanha. Não que eles devam aparecer necessariamente aqui ou ali, mas acho melhor deixá-los sendo especiais e importantes. E apenas usados para resolver coisas importantes também, afinal...

"IAIJUTSU - Às vezes não tem outro jeito."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...